O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carla Aurélia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9316-
Descrição: dc.descriptionTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.-
Descrição: dc.descriptionTaking as reference the “interaction frame” (Goffman, 1987) of a Universidade Aberta’s Masters course virtual classroom, this paper will analyse how discourse strategies of consolidation of interlocutions are developed. The paper demonstrates that, in these learning environments, interlocutors, with the design of e-activities, put at the centre of the learning process a debate underpinned by explicit knowledge and constructed through discourse. Thus, the paper will analyse the management of the participants’ turns of elocution and the accomplishment of specific discourse strategies that aim not only relational effects but also argumentative ones. These discourse strategies aim at intersubjective accommodation and emotion management in the context of online learning.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAV-
Relação: dc.relationhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1027-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online pós-graduado-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectDebate-
Palavras-chave: dc.subjectPost-graduate online teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse strategies-
Palavras-chave: dc.subjectDebate-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Título: dc.titleO lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.