A valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola, Vila Nova de Gaia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Idalina-
Autor(es): dc.creatorNicolau, Leonor Bacelar-
Autor(es): dc.creatorNicolau, Paula Bacelar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9302-
Descrição: dc.descriptionBiodiversidade ou diversidade biológica representam a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, compreendendo a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. A biodiversidade contribui para o bem-estar e saúde da espécie humana, através dos serviços de ecossistemas. Pretendeu-se com este projeto identificar a forma mais adequada de dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade os estudantes do 8º ano do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia. Para o efeito, foi preparada uma saída de campo à Ribeira da Padiola, em Olival (Vila Nova de Gaia), e um caderno de campo. O efeito desta visita – com e sem recurso ao caderno de campo – no conhecimento e valorização da biodiversidade foi avaliado através da aplicação de inquéritos aos estudantes, antes e após a saída de campo. Os resultados obtidos indicaram que, após a saída de campo, o nível de conhecimentos e de motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com recurso ao caderno de campo revelou uma melhoria do conhecimento em aspetos pontuais, relativamente aos restantes estudantes, contudo a utilização deste recurso durante a saída parece ter contribuído para alguma dificuldade de concentração. Além disso, este estudo permitiu ainda concluir sobre alguns aspetos que podem ser melhorados, nomeadamente a inclusão de uma aula de preparação antes da saída de campo e uma aula de síntese após a mesma, para trabalhar os conceitos mais complexos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Aveiro-
Relação: dc.relationhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1093-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Título: dc.titleA valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola, Vila Nova de Gaia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.