Avaliar online: uma experiência numa Unidade Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9296-
Descrição: dc.descriptionNeste texto pretendemos partilhar um novo desafio, de avaliar em e-learning, on-line e a distância, dando conta de uma experiência que introduzimos numa unidade curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal, única instituição pública portuguesa de ensino superior a distância. Dito de outro modo, a nossa pesquisa tem como objetivos explorar e analisar uma proposta de avaliação alternativa on-line, no contexto do ensino superior em regime de e-learning. Perante os atuais desafios impostos ao ensino superior português e, particularmente, ao ensino superior a distância, face aos novos públicos que a ele acedem, importa refletir sobre novas e diferentes formas de avaliação e motivação conducentes ao sucesso. Nesse contexto, concordamos com Caraças (apud CARDOSO et al.,2015), que reconhece que os sistemas educativos devem e têm de se adequar e atualizar face a novas realidades – sistemas de comunicação, emergentes da informação que circula pela Internet; certificação do conhecimento disponível; e, em suma, da comunicação em rede. De igual modo, estamos convictas de que uma dada sociedade é inseparável da tecnologia, porquanto elemento fulcral na evolução da sociedade atual, já que “estamos num mundo novo e temos necessidade de um novo entendimento” (CASTELLS, 2007, p. XXIV). É, então, pertinente lançar um olhar crítico e perspectivo acerca do momento que Portugal atravessa, em transição, rumo a uma sociedade em rede. Assim, e após a análise de alguns dados que contextualizam este nosso pensar, convocaremos um olhar sobre a situação do ensino superior em Portugal, focando-nos em seus (novos) públicos e (novos) desafios, olhar que nos permitirá enquadrar a partilha da nossa experiência, que consideramos inovadora, desafiante e meritória.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEduFMT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAdultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ao longo da vida-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Título: dc.titleAvaliar online: uma experiência numa Unidade Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.