Comunidades de prática online: que realidades?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9295-
Descrição: dc.descriptionCongresso realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 30 de novembro a 02 de dezembro de 2012.-
Descrição: dc.descriptionEnquanto parte integrante de um trabalho em progresso, que se propõe investigar De que modo é que três diferentes realidades (educacional, profissional e sociedade civil) podem beneficiar das dinâmicas e relações societais promovidas por Comunidades de Prática em ambiente virtual?, este artigo corresponde, apenas, a uma das fases da investigação, propondo-se procurar uma primeira resposta à pergunta: Quais os fatores que permitem ou limitam a formação e proliferação de comunidades virtuais de prática nas três realidades em estudo? Optámos, para a recolha de dados, por um questionário online, aos membros das seis comunidades em estudo, recorrendo ao Google Docs. Os resultados mostram-nos que a pesquisa pessoal e a indicação de colegas de profissão foram os aspetos mais relevantes destas comunidades, o que revela a importância da interação social. Uma das razões para a permanência da maioria dos membros das comunidades de cariz profissional e educacional, e ainda que pertencendo a outras comunidades virtuais, prende-se com a resolução de problemas, enquanto uma comunidade estudada, de cariz social, está mais preocupada em trocar ideias, fomentando a partilha e procurando novos processos para a realização das atividades. Esta procura da melhoria das práticas e da excelência acaba por ser uma/a razão determinante para o acesso e frequência da comunidade virtual. De salientar o relevo que a aprendizagem informal desempenha no seio destas comunidades, fator valorizado por todos os membros.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas.html-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades virtuais de prática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem informal-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Título: dc.titleComunidades de prática online: que realidades?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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