Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Antonieta | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9295 | - |
Descrição: dc.description | Congresso realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 30 de novembro a 02 de dezembro de 2012. | - |
Descrição: dc.description | Enquanto parte integrante de um trabalho em progresso, que se propõe investigar De que modo é que três diferentes realidades (educacional, profissional e sociedade civil) podem beneficiar das dinâmicas e relações societais promovidas por Comunidades de Prática em ambiente virtual?, este artigo corresponde, apenas, a uma das fases da investigação, propondo-se procurar uma primeira resposta à pergunta: Quais os fatores que permitem ou limitam a formação e proliferação de comunidades virtuais de prática nas três realidades em estudo? Optámos, para a recolha de dados, por um questionário online, aos membros das seis comunidades em estudo, recorrendo ao Google Docs. Os resultados mostram-nos que a pesquisa pessoal e a indicação de colegas de profissão foram os aspetos mais relevantes destas comunidades, o que revela a importância da interação social. Uma das razões para a permanência da maioria dos membros das comunidades de cariz profissional e educacional, e ainda que pertencendo a outras comunidades virtuais, prende-se com a resolução de problemas, enquanto uma comunidade estudada, de cariz social, está mais preocupada em trocar ideias, fomentando a partilha e procurando novos processos para a realização das atividades. Esta procura da melhoria das práticas e da excelência acaba por ser uma/a razão determinante para o acesso e frequência da comunidade virtual. De salientar o relevo que a aprendizagem informal desempenha no seio destas comunidades, fator valorizado por todos os membros. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas.html | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais de prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem informal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Título: dc.title | Comunidades de prática online: que realidades? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: