A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9188-
Descrição: dc.descriptionFace à atual ecologia da Web 2.0 e o poder da Rede global, o presente artigo ancora-se na análise da importância e enriquecimento que uma comunidade virtual de prática educacional potencia bem como na análise das suas características e boas práticas. As opções metodológicas recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa com estudo de caso. Quanto à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica da comunidade a que se seguiram entrevistas semi-diretivas ao administrador e membros e um questionário online aos membros. Concluímos que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática em âmbito educacional é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem entre si, e um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para esta comunidade.-
Descrição: dc.descriptionIn view of the current Web 2.0 ecology and the power of the global Network, the present article seeks to analyse the importance and enrichment that a virtual community of educational practice fosters as well as an overview of its characteristics and good practices. Methodologically speaking, it was decided to adopt a qualitative approach with a case study. As regards data collection we initially opted for observing the community dynamics followed by semi-structured interviews of the administrator and members and an online questionnaire for members. We concluded that the formation and proliferation of a virtual community of practice in the educational field is dependent on the express will of a set of individuals who identify with each other and a domain recognised as relevant in a space without explicit hierarchy, neither protected nor protective, without too much structuring. The answer to the query raised as the sharing of experience has become vital to this community.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto da Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem em rede-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades virtuais de prática-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectPartilha-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork learning-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual communities of practice-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Palavras-chave: dc.subjectSharing-
Título: dc.titleA importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores-
Título: dc.titleThe importance of virtual communities of practice in an educational environment: success and collaboration of a teachers’ community-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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