Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Antonieta | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9188 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9188 | - |
Descrição: dc.description | Face à atual ecologia da Web 2.0 e o poder da Rede global, o presente artigo ancora-se na análise da importância e enriquecimento que uma comunidade virtual de prática educacional potencia bem como na análise das suas características e boas práticas. As opções metodológicas recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa com estudo de caso. Quanto à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica da comunidade a que se seguiram entrevistas semi-diretivas ao administrador e membros e um questionário online aos membros. Concluímos que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática em âmbito educacional é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem entre si, e um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para esta comunidade. | - |
Descrição: dc.description | In view of the current Web 2.0 ecology and the power of the global Network, the present article seeks to analyse the importance and enrichment that a virtual community of educational practice fosters as well as an overview of its characteristics and good practices. Methodologically speaking, it was decided to adopt a qualitative approach with a case study. As regards data collection we initially opted for observing the community dynamics followed by semi-structured interviews of the administrator and members and an online questionnaire for members. We concluded that the formation and proliferation of a virtual community of practice in the educational field is dependent on the express will of a set of individuals who identify with each other and a domain recognised as relevant in a space without explicit hierarchy, neither protected nor protective, without too much structuring. The answer to the query raised as the sharing of experience has become vital to this community. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais de prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Partilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual communities of practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sharing | - |
Título: dc.title | A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores | - |
Título: dc.title | The importance of virtual communities of practice in an educational environment: success and collaboration of a teachers’ community | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: