APPs for Good: estudo exploratório no ensino profissional público em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9187-
Descrição: dc.descriptionPretendemos refletir sobre o papel do mobile learning numa escola que proíbe a sua utilização em sala de aula ainda que a tutela desafie os alunos a projetos inovadores. Tentámos delinear o perfil destes alunos face aos dispositivos móveis e posteriormente analisámos a importância e o decurso do Projeto “Apps for Good” e as perceções dos alunos envolvidos. Optámos por um estudo exploratório realizado com alunos de um curso profissional de uma escola oficial da zona oriental de Lisboa em 2015/2016. Recorremos a um questionário online, complementado pela observação participante. Constatámos que estes alunos utilizam preferencialmente o telemóvel e o computador portátil ainda que utilizem outros dispositivos móveis, nomeadamente o smartphone, durante mais de 10 horas diárias, tanto na escola como em casa. Concluímos que os alunos consideram vantajosa a aprendizagem de conceção de apps bem como da aproximação a problemas reais e ligados diretamente com a área vocacional do curso profissional escolhido. Ainda a aprendizagem de trabalho em grupo bem como o contacto com especialistas se afigurou determinante.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. LabTE-
Relação: dc.relationhttp://ejml2016.fpce.uc.pt/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subject“Apps for Good”-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional oficial português-
Título: dc.titleAPPs for Good: estudo exploratório no ensino profissional público em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.