Comunidades de prática e TIC: que realidades?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9185-
Descrição: dc.descriptionEste artigo descreve um estudo que investigou de que forma, a partir de uma equipa do projecto Ensino Recorrente por Módulos em Ambiente Virtual para os alunos do ensino secundário recorrente nocturno em regime de e-learning, numa escola secundária, é possível criar e dinamizar, entre os professores, uma Comunidade de Prática, ancorada na teoria de Etienne Wenger. Optámos pela abordagem qualitativa e estudo de caso. Quanto à recolha de dados, aplicámos um questionário a todos os professores, nove entrevistas semi-directivas e constituíram objecto de análise cinco diários. Apenas um grupo de professores (o grupo nuclear) evidenciou dinâmicas próprias de uma CoP no estádio um de desenvolvimento – potencial. Os restantes, devido à sua inclusão não voluntária e à não familiaridade com as novas tecnologias, incluindo a plataforma Moodle não se reviram membros plenos da comunidade. As mudanças nas práticas pedagógicas para um trabalho colaborativo apenas foram evidenciadas pelo grupo nuclear, teimando os restantes num isolamento docente. Também, quando conscientes da inevitabilidade de uma dinâmica colaborativa, os professores encontraram resistência dos colegas do regime presencial. Porém, todo o grupo reconheceu a necessidade de uma colegialidade para a eficácia deste e de todos os projectos como no contexto de uma escola que se pretende actual.-
Descrição: dc.descriptionThis article describes a study that has investigated in which way it is possible to create and dynamise a Community of Practice, anchored in Etienne Wenger's theory, among secondary school teachers. The teachers were members of an e-learning project team - Recurrent Modular Teaching in a Virtual Environment - teaching evening classes to secondary school students. We opted for a qualitative approach and case study. As regards data collection, we applied a questionnaire, nine semi directive interviews to seven, the Head of the Executive Board and the ICT Coordinator (informers) and five journals. Only a group of teachers (the nuclear) showed dynamics pertaining to a CoP in its stage one of development - potential. The others, due to their unwilling inclusion, non-proficiency in the new technologies or in the Moodle platform, and student drop-out never considered themselves full members of the community. The changes in pedagogical practice towards collaborative work were only visible in the nuclear group, the other’s persisted in their teaching isolation. When fully aware of the inevitability of a collaborative dynamic, the teachers encountered resistance. Nevertheless, the group’s recognized the inevitability of a collegiality in order to make any project effective, as an inevitable benefit to school.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigosc.html-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de prática-
Palavras-chave: dc.subjectColegialidade-
Palavras-chave: dc.subjectIsolamento docente-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectCommunities of practice-
Palavras-chave: dc.subjectCollegiality-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching isolation-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Título: dc.titleComunidades de prática e TIC: que realidades?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.