Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Isabel Mateus da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9171 | - |
Descrição: dc.description | Analisamos a importância do objeto transacional no desenvolvimento da criança e do adolescente. Este estudo decorreu em dois contextos culturais diferentes, na ilha de São Miguel, Açores e em Santarém, Portugal Continental. Apresentamos um estudo longitudinal em que observamos e entrevistamos individualmente 20 crianças e respetivos pais, sendo 10 da Ilha de São Miguel, Açores, e 10 de Santarém, em 2000 e em 2010 quando já adolescentes. Para o estudo, mobilizamos a teoria psicanalítica sobre o conceito de objeto, fenómeno e espaço transacional de Winnicott e das interações precoces (Lebovici). Utilizamos uma metodologia qualitativa fundamentada no paradigma interpretativo. As informações foram recolhidas com recurso ao método da entrevista e também através da observação participante. Apoiamo-nos no paradigma interpretativo para adotar o método descritivo e interpessoal, descrevendo todas as observações feitas, interpretando-as, cruzando assim as informações obtidas em entrevista e em conversas informais com as observações dos pais. A análise interpretativa permitiu-nos constatar que a experiência transacional é muito importante, deve ser respeitada, valorizada e incentivada, uma vez que as crianças que tiveram um objeto transacional eram crianças e adolescentes com maior grau de autonomia. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ISPA | - |
Relação: dc.relation | http://wordpress.ubi.pt/13cnps/wp-content/uploads/sites/38/2020/01/archivetemp13CongNacSaude.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Título: dc.title | A importância do objeto transacional no desenvolvimento da criança através das gerações e culturas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: