Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sousa, Maria Luísa de | - |
Autor(es): dc.creator | Amador, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9167 | - |
Descrição: dc.description | Colóquio realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2017. | - |
Descrição: dc.description | No presente artigo propomo-nos analisar a evolução da dinâmica de interação entre participantes no processo de construção de uma Comunidade de Prática durante o período de um ano letivo (2014/ 2015). Este trabalho insere-se no quadro de um projeto de construção de uma Comunidade de Prática numa escola de ensino básico e secundário na Região Autónoma da Madeira. O nosso artigo tem como objetivo analisar as fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade. O quadro teórico de referência tem por base os conceitos de “liderança”, designadamente de “liderança pedagógica” e o conceito de “Comunidade de Prática” enquanto espaço de produção e construção de conhecimento. Por sua vez, a nossa opção metodológica recaiu na Investigação-Ação Participatória, entre outras razões, pelo facto de desempenharmos em simultâneo o papel de investigador e membro da comunidade em apreço. Da análise dos dados disponíveis pudemos constatar que tem havido uma evolução na dinâmica das interações entre os participantes, parecendo confirmar-se o modelo segundo o qual existem diferentes fases e níveis de participação no âmbito das Comunidades de Prática. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AFIRSE/Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação-ação participatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Construção de uma comunidade de prática: dinâmicas de interação entre participantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: