Gabriel del Barco y Minusca pintor (1648-1701): elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa barroca

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFlor, Susana Varela-
Autor(es): dc.creatorFlor, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9165-
Descrição: dc.descriptionPartindo da análise biográfica e artística do pintor espanhol Gabriel del Barco (1648-1701?), o presente texto tem como objectivo aprofundar a história entre Portugal e Espanha no período Barroco (séc. XVII), através das ligações à Corte de Madrid (intercâmbio de pintores e de famílias nobres), as inter-relações familiares (os Marqueses de Arronches, os Condes de Sabugal, os Condes de Palma, etc) e o culto religioso de Nossa Senhora da Atocha, gerador de dinamismo cultural peninsular. Baseados em dados documentais, relatos de diferentes fontes escritas, obras de arte existentes e referenciadas, procuraremos reconstituir o percurso de Gabriel del Barco em Portugal nos primeiros anos de carreira, aproveitando para caracterizar a sociedade (incluindo os artistas) da segunda metade do século XVII.-
Descrição: dc.descriptionThis text aims to deepen the history between Portugal and Spain in the Baroque period based on the biographical and artistic analysis of the Spanish painter Gabriel del Barco (1648-1701?). It will address the links established by the Portuguese with the Court of Madrid (ie painters and noble families). It will also take into account the family relationship between the two Iberian Crowns (the Marqueses de Arronches, the Counts of Sabugal, the Counts of Palma, etc.) and the religious cult of Our Lady of Atocha, a true generator of peninsular cultural dynamism. Based on new documentary data, reports from different written sources, existing and referenced works of art, we will try to trace Gabriel del Barco in Portugal in early stages of his career, and also to characterize the Portuguese society (including artists) of the second half of the seventeenth century-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidad Pablo de Olavide-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLisboa-
Palavras-chave: dc.subjectPintura Barroca-
Palavras-chave: dc.subjectGabriel del Barco y Minusca-
Palavras-chave: dc.subjectAzulejos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações artísticas Portugal-Espanha-
Palavras-chave: dc.subjectLisbon-
Palavras-chave: dc.subjectBaroque painting-
Palavras-chave: dc.subjectTiles-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic relations between Portugal and Spain-
Título: dc.titleGabriel del Barco y Minusca pintor (1648-1701): elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa barroca-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.