Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Torres, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9146 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta e discute perspetivas de estudantes recém-chegados ao ensino secundário sobre as principais dificuldades acadêmicas que referem ter sentido na transição para esta última etapa obrigatória da escolaridade em Portugal, relacionando-as com a organização curricular das modalidades dos seus cursos. De acordo com as perspetivas recolhidas em seis grupos de discussão focalizada, esta transição parece configurar-se de sentimentos mais positivos para estudantes em cursos profissionais do que para estudantes em cursos científico-humanísticos. Os primeiros apenas referem ter de adaptar-se à elevada carga horária dos cursos. Os segundos lutam com a rapidez e exigência do ensino e do trabalho autônomo resultantes da pressão dos programas e exames. Estes resultados suportam a necessidade de se conceder maior flexibilidade e abertura à organização curricular do ensino secundário. | - |
Descrição: dc.description | This article presents and discusses the perspectives of newcomer upper secondary school students about academic difficulties they mention to have experienced in the transition to this last compulsory stage of schooling in Portugal, relating them with the curriculum structure of their courses’ modalities. According to the perspectives gathered in six focus group discussions, this transition seems to bring more positive feelings to students in vocational courses than to those in general academic courses. The former only state to have to adapt to the busy weekly schedules of their courses. The latter struggle with the teaching speed and high demand for autonomous work as a result from the pressure of syllabuses and exams. These findings support the need to invest in the curricular organization of upper secondary education with greater flexibility and openness. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição de estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades académicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vozes de estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students’ transitions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Upper secondary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student voices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difficulties | - |
Título: dc.title | Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas | - |
Título: dc.title | Transition to upper secondary education in Portugal: students’ voices about academic difficulties | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: