Reflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - Moçambique

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLaissone, Elton-
Autor(es): dc.creatorAmador, Filomena-
Autor(es): dc.creatorJoaquim, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9144-
Descrição: dc.descriptionA crise da sociedade moderna aconselha os/as investigadores/as a não se limitarem à explicação dos factos, mas a assumirem um papel de intervenção social na construção de identidades e de sentidos. este estudo pretende debater o papel do/a investigador/a na formação de cidadanias ativas e engajadas em Tete (Moçambique), adotando como referência o conceito de “cidadania sustentável”. Por um lado, a crise social desperta a necessidade de uma intervenção cidadã local e de uma valorização de saberes tradicionais no que podemos considerar o reconhecimento de um quadro identitário e epistemológico em que, sem perder o sentido do global, se tenha em atenção as realidades locais. O trabalho assume-se como de reflexão teórica, suportado por um conjunto de dados empíricos, em que se procura olhar para o/a investigador/a como pessoas que buscam o sentido da cidadania, com vista a uma prática engajada, no tempo e no espaço em que lhe cabe trabalhar.-
Descrição: dc.descriptionThe crisis of modern society advises researchers not to confine themselves to explaining the facts but to assume a role of social intervention in the construction of identities and senses. Thus, this study intends to discuss the role of the researcher in the formation of active and engaged citizenships in Tete (Mozambique). On the one hand, the social crisis awakens the need for local citizen intervention, and, on the other hand, the discourse on development issues points to the need to value local knowledge without losing the sense of the global. Through a theoretical reflection, supported by empirical data, we sought to discuss the ambivalence of the context and to look to the researcher as a subject who seeks the sense of being a citizen, with a view to an engaged practice, in the present and in the space in which he/she is to work.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/finisterra/issue/view/1006-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique (Tete)-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable citizenship-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Palavras-chave: dc.subjectMozambique (Tete)-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleReflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - Moçambique-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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