Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSousa, Valdemar-
Autor(es): dc.creatorAmador, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9142-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9142-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas os discursos que visam a conservação ambiental e a sustentabilidade têm vindo a explorar diversas estratégias e a chamar a atenção para o papel da educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, como elemento incontornável na prossecução de determinadas metas. No presente trabalho, descreve-se e discute-se o processo de validação de um conjunto de categorias de análise a serem aplicadas a um corpus formado por uma amostra de programas oficiais do 3º ciclo do Ensino Básico português, visando identificar as perceções e ideologias subjacentes. Começa-se por abordar a dimensão teórica que fundamenta a criação das referidas categorias, para numa fase seguinte se analisam os processos de validação. O tipo de abordagem metodológica enquadra-se no paradigma qualitativo e numa vertente hermenêutica. Por fim, e com base no recurso a uma revisão da literatura especializada, discutem-se os resultados do projeto piloto de testagem das categorias, enquadrando o debate do âmbito da determinação de índices de intercodificação, assim como na eventual necessidade de ser necessário equacionar a existência de mais de um ciclo de validação durante nas fases prévias da investigação.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectCategorias-
Palavras-chave: dc.subjectIntercodificação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleProblemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.