Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFrazão, Celeste-
Autor(es): dc.creatorAmador, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9140-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCidades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCidades educadoras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleQuando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.