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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Frazão, Celeste | - |
Autor(es): dc.creator | Amador, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9140 | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades educadoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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