Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNunes, Catarina S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9015-
Descrição: dc.descriptionA estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.-
Descrição: dc.descriptionStatistics is seen as a challenge in courses outside the mathematics area. This is of particular relevance in a distance learning and eLearning environment, where there is an increased risk that theory overtakes practice. In this article, the structure of statistics curricular unit from a computer science course is explored. The structure of the curricular unit and its learning methodologies are presented in parallel with a reflection on its effect on the students learning path. The specificity of statistics is explored in a virtual environment taking advantage of audio-visual tools and encouraging a constructive learning process. The students’ interaction during the semester is analysed, with an apparent decreased during time. The audio-visual tools are a clear positive point for the students, so is the constant online presence of the lecturer. In this context, it is of special importance the integration in the pedagogical process of different methodologies. It is necessary to continue with the inclusion of scenarios relevant to the students’ professional area. The objective is to move towards a learning and teaching environment in the context of the students’ own experience.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes-
Relação: dc.relationhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=issue&op=view&path[]=127-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectInteracção-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de educação-
Palavras-chave: dc.subjectStatistics-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent interaction-
Palavras-chave: dc.subjectEducation technologies-
Título: dc.titleMetodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.