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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9009 | - |
Descrição: dc.description | O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, tem vindo a realizar-se através da aplicação de um modelo de autoavaliação. Este instrumento assenta num conjunto de elementos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a alunos dos diferentes níveis de escolaridade. O modelo contempla quatro domínios, que constituem parcelas de análise e avaliação em harmonia com os principais eixos de trabalho da Biblioteca Escolar, sendo no domínio A. “Currículo, literacias e aprendizagem”, que se aponta para uma atuação na área da literacia mediática, concretamente no subdomínio A2. “Formação para as literacias da informação e dos media”. Nesta comunicação, examinamos as respostas obtidas através dos questionários aplicados, no referido âmbito, a alunos dos distritos de Évora, Leiria, Setúbal e Vila Real, nos anos de 2015 e 2017. Essa análise foca-se nas questões que remetem de forma mais direta para a realização de atividades relacionadas com os meios de comunicação social e o desenvolvimento de competências para a publicação de conteúdos na internet e aquisição de comportamentos seguros nesse contexto. O estudo efetuado cruza as regiões e os dois períodos temporais indicados, verificando as incidências e os contrastes nas dimensões estudadas no universo observado. A partir dessa análise, apontam-se algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar nas questões da literacia, nomeadamente a literacia mediática, e desenham-se alguns caminhos de desenvolvimento. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CECS | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia para os media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Bibliotecas Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | MABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolares | - |
Título: dc.title | Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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