Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNovo, Ana-
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9009-
Descrição: dc.descriptionO processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, tem vindo a realizar-se através da aplicação de um modelo de autoavaliação. Este instrumento assenta num conjunto de elementos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a alunos dos diferentes níveis de escolaridade. O modelo contempla quatro domínios, que constituem parcelas de análise e avaliação em harmonia com os principais eixos de trabalho da Biblioteca Escolar, sendo no domínio A. “Currículo, literacias e aprendizagem”, que se aponta para uma atuação na área da literacia mediática, concretamente no subdomínio A2. “Formação para as literacias da informação e dos media”. Nesta comunicação, examinamos as respostas obtidas através dos questionários aplicados, no referido âmbito, a alunos dos distritos de Évora, Leiria, Setúbal e Vila Real, nos anos de 2015 e 2017. Essa análise foca-se nas questões que remetem de forma mais direta para a realização de atividades relacionadas com os meios de comunicação social e o desenvolvimento de competências para a publicação de conteúdos na internet e aquisição de comportamentos seguros nesse contexto. O estudo efetuado cruza as regiões e os dois períodos temporais indicados, verificando as incidências e os contrastes nas dimensões estudadas no universo observado. A partir dessa análise, apontam-se algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar nas questões da literacia, nomeadamente a literacia mediática, e desenham-se alguns caminhos de desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCECS-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia para os media-
Palavras-chave: dc.subjectRede Bibliotecas Escolares-
Palavras-chave: dc.subjectMABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolares-
Título: dc.titleLiteracia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.