Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9006 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9006 | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem colaborativa inscreve-se na própria génese da educação online, sendo a matriz desta maioritariamente socioconstrutivista. Desde sempre foi dada grande importância à interacção entre estudantes e entre estes e o professor, como também à construção de uma comunidade de aprendizagem que representasse um contexto favorável ao desenvolvimento de conhecimentos e competências de forma partilhada. Contudo, a emergência da web 2.0 como fenómeno social e cultural veio alargar, diversificar e aprofundar, de forma muito marcada, as possibilidades de comunicação, colaboração e cooperação online, por um lado, e a própria noção de comunidade, por outro. Em termos da Educação, pode dizer-se que se transitou de um certo conceito de e-Learning centrado nos conteúdos e no uso de LMS, com baixa (ou nula) interacção entre estudantes e entre estes e o professor, fechado e inflexível, que tinha entretanto ganho algum peso, para o e-Learning 2.0, centrado nos aprendentes, mais personalizado e flexível, aberto e com elevados níveis de interacção e diálogo, em que o processo de aprendizagem se estende muito para além das paredes da sala de aula virtual. É essa perspectiva que se tenta aplicar na Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, cuja prática é aqui descrita. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosB/444.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa e cooperativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-Learning 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transparência | - |
Título: dc.title | O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: