O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMota, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9006-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem colaborativa inscreve-se na própria génese da educação online, sendo a matriz desta maioritariamente socioconstrutivista. Desde sempre foi dada grande importância à interacção entre estudantes e entre estes e o professor, como também à construção de uma comunidade de aprendizagem que representasse um contexto favorável ao desenvolvimento de conhecimentos e competências de forma partilhada. Contudo, a emergência da web 2.0 como fenómeno social e cultural veio alargar, diversificar e aprofundar, de forma muito marcada, as possibilidades de comunicação, colaboração e cooperação online, por um lado, e a própria noção de comunidade, por outro. Em termos da Educação, pode dizer-se que se transitou de um certo conceito de e-Learning centrado nos conteúdos e no uso de LMS, com baixa (ou nula) interacção entre estudantes e entre estes e o professor, fechado e inflexível, que tinha entretanto ganho algum peso, para o e-Learning 2.0, centrado nos aprendentes, mais personalizado e flexível, aberto e com elevados níveis de interacção e diálogo, em que o processo de aprendizagem se estende muito para além das paredes da sala de aula virtual. É essa perspectiva que se tenta aplicar na Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, cuja prática é aqui descrita.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosB/444.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa e cooperativa-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjecte-Learning 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectTransparência-
Título: dc.titleO e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.