Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9005 | - |
Descrição: dc.description | Tentando compreender de que modo as novas formas de colaboração emergentes podem ser aproveitadas e desenvolvidas, analisamos a inter-relação entre duas tendências fundamentais: no campo da educação, a ênfase crescente para ir além da mera aquisição de conhecimento e de informação e almejar o desenvolvimento dos recursos e competências necessários para aprendermos ao longo da vida; no campo da tecnologia, a proliferação de tecnologias que permitem criar recursos e comunidades em que os indivíduos se juntam para aprender, colaborar e construir conhecimento.As ferramentas que suportam e facilitam esta comunicação e interacção num contexto social têm a designação de software social (social software), termo cunhado em 2002 por Clay Shirky, interessado nas implicações sociais da tecnologia da Internet. Para além de nos concentrarmos nas formas de aprendizagem que estão a aparecer, resultantes do enfoque por parte de organizações e educadores na criação de conhecimento, na colaboração e na prática como objectivos fundamentais, temos também, que tentar identificar de que modo a introdução de tecnologias digitais permite novas abordagens à aprendizagem e à interacção social., num momento em que os jovens estão a desenvolver novos hábitos e uma nova cultura. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EDEN | - |
Relação: dc.relation | https://www.eden-online.org/wp-content/uploads/2016/05/OCLR_2009_Porto_Proceeding.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprender na rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Título: dc.title | O software social: aprender na rede | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: