Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9000-
Descrição: dc.descriptionPretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.-
Descrição: dc.descriptionWe intend to discuss students’ knowledge and use of web 2.0 tools and the role of school in the improvement thereof. In this text we will present part of our exploratory study with students of a vocational course in a Lisbon school in 2013/2014. Methodologically, we opted to conduct a questionnaire completed in class with participant observation. The data analysis shows that students, while considered digital natives, lack some knowledge and use of 2.0 tools, in particular in school contexts, justifying a rethink of new strategies and another look at the teaching practice, particularly for this new type of course.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherServicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña-
Relação: dc.relationhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.13.459-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia digital-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectDigital literacy-
Palavras-chave: dc.subjectSkills 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectPupils-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleEscola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses-
Título: dc.titleSchool, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupils-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.