Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Antonieta | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9000 | - |
Descrição: dc.description | Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos. | - |
Descrição: dc.description | We intend to discuss students’ knowledge and use of web 2.0 tools and the role of school in the improvement thereof. In this text we will present part of our exploratory study with students of a vocational course in a Lisbon school in 2013/2014. Methodologically, we opted to conduct a questionnaire completed in class with participant observation. The data analysis shows that students, while considered digital natives, lack some knowledge and use of 2.0 tools, in particular in school contexts, justifying a rethink of new strategies and another look at the teaching practice, particularly for this new type of course. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña | - |
Relação: dc.relation | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.13.459 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Skills 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pupils | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses | - |
Título: dc.title | School, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupils | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: