XLE – Ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMota, José-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Paula-
Autor(es): dc.creatorSimões, Paulo-
Autor(es): dc.creatorSpilker, Maria João-
Autor(es): dc.creatorPaz, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8983-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8983-
Descrição: dc.descriptionO objetivo primordial deste simpósio é desenvolver uma reflexão partilhada em torno daquilo que podemos considerar ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online e das formas como diferentes espaços virtuais podem ser utilizados para promover e apoiar a aprendizagem com uma forte dimensão social. Os Virtual Learning Environments (VLEs) proporcionam algumas funcionalidades interessantes e relevantes em contextos formais de aprendizagem, mas estão muito orientados para as necessidades e objetivos das instituições e do processo de ensino (Siemens, 2008; Mott & Wiley, 2009). São pouco flexíveis e, por si só, não promovem uma aprendizagem em rede que aproveite o potencial da web 2.0 e em que os aprendentes tenham um papel mais ativo e um maior controlo sobre o processo (Siemens, 2008; Brown, 2008; ; Mott & Wiley, 2009). O conceito de Personal Learning Environment (PLE), enquanto tentativa de descrever as formas como os utilizadores interagem online com recursos, pessoas e contextos e, nesse processo, aprendem, de modo formal, não-formal ou informal, é mais consentâneo com a era digital e com a visão de uma educação para o século XXI. A aprendizagem é vista, neste contexto, como um processo rico e diversificado de encontros, experiências e reflexões, ou seja, um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida (Attwell, 2010; ; Mott & Wiley, 2009; Brown, 2008; Siemens, 2008).-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2012.ie.ul.pt/inicio.php/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEcologias de colaboração e cooperação-
Palavras-chave: dc.subjectPLEs-
Palavras-chave: dc.subjectAgregação e publicação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem aberta-
Título: dc.titleXLE – Ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.