Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Spilker, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Paz, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8983 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo primordial deste simpósio é desenvolver uma reflexão partilhada em torno daquilo que podemos considerar ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online e das formas como diferentes espaços virtuais podem ser utilizados para promover e apoiar a aprendizagem com uma forte dimensão social. Os Virtual Learning Environments (VLEs) proporcionam algumas funcionalidades interessantes e relevantes em contextos formais de aprendizagem, mas estão muito orientados para as necessidades e objetivos das instituições e do processo de ensino (Siemens, 2008; Mott & Wiley, 2009). São pouco flexíveis e, por si só, não promovem uma aprendizagem em rede que aproveite o potencial da web 2.0 e em que os aprendentes tenham um papel mais ativo e um maior controlo sobre o processo (Siemens, 2008; Brown, 2008; ; Mott & Wiley, 2009). O conceito de Personal Learning Environment (PLE), enquanto tentativa de descrever as formas como os utilizadores interagem online com recursos, pessoas e contextos e, nesse processo, aprendem, de modo formal, não-formal ou informal, é mais consentâneo com a era digital e com a visão de uma educação para o século XXI. A aprendizagem é vista, neste contexto, como um processo rico e diversificado de encontros, experiências e reflexões, ou seja, um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida (Attwell, 2010; ; Mott & Wiley, 2009; Brown, 2008; Siemens, 2008). | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca2012.ie.ul.pt/inicio.php/ | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologias de colaboração e cooperação | - |
Palavras-chave: dc.subject | PLEs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agregação e publicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem aberta | - |
Título: dc.title | XLE – Ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: