Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8982 | - |
Descrição: dc.description | A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment.. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Educom-APTE | - |
Relação: dc.relation | http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/download/105/66 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | eLearning 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personal learning environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Título: dc.title | Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: