Análise de uma experiência num MOOC: Da imersão à participação periférica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartin-Fernandes, Isabelle-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Paula-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8980-
Descrição: dc.descriptionEste artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre ‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs (1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação para uma experiência bem sucedida.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Competência TIC da Universidade do Minho-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectConectivismo-
Palavras-chave: dc.subjectPrática reflexiva-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação periférica-
Título: dc.titleAnálise de uma experiência num MOOC: Da imersão à participação periférica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.