A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Autor(es): dc.creatorCampos, Arlana-
Autor(es): dc.creatorPrado, Débora-
Autor(es): dc.creatorSoares, Shirley Cristine Ricoy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8922-
Descrição: dc.descriptionVivemos atualmente um momento ímpar, em que a educação pública brasileira se consolida na garantia do direito de todos à Educação Básica. Essa oferta requer acima de tudo, qualidade nos serviços educacionais, a partir de práticas interativas, participativas e democráticas. Não basta assegurar a vaga/matrícula na escola, é preciso que o aluno tenha freqüência escolar e aprendizagem significativa, pautada na prática da educação como direito social inalienável. Nesse cenário e no contexto do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto, todas as unidades escolares são convidadas a revisar sua prática educativa e, portanto, muitas são as propostas de mudança de paradigma. Destaca-se, a importância da autonomia escolar na definição dos mecanismos que assegurem educação de qualidade, expressos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tendo por base uma concepção democrática de gestão escolar e buscando propiciar uma reflexão teórico-prática entre os conteúdos e atividades propostas nas disciplinas do curso, a realidade cotidiana e as especificidades de cada escola, foi proposto aos cursistas, a formulação de um Projeto de Intervenção na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico ou a gestão da mesma. Dessa forma, os diversos projetos-intervenção foram realizados numa ação conjunta, partilhada entre o diretor e o coletivo da escola e tiveram como objeto: a) a construção do PPP da escola naquelas unidades que ainda não tinham; b) a re-elaboração do PPP, ou de partes do mesmo, nas escolas que já o tinham; c) uma situação problemática e relevante na escola, vinculada ao PPP ou a gestão da mesma. Este capítulo aborda sobre os principais temas tratados nos referidos projetos-intervenção dos Polos de Guaxupé, Ipatinga e Ubá. São discutidos ainda, alguns critérios necessários para se oportunizar o envolvimento da comunidade nas decisões que envolvem a prática educativa escolar.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditar Editora Associada-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional Escola de Gestores-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectConselho escolar-
Título: dc.titleA vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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