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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Arlana | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Débora | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Shirley Cristine Ricoy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8922 | - |
Descrição: dc.description | Vivemos atualmente um momento ímpar, em que a educação pública brasileira se consolida na garantia do direito de todos à Educação Básica. Essa oferta requer acima de tudo, qualidade nos serviços educacionais, a partir de práticas interativas, participativas e democráticas. Não basta assegurar a vaga/matrícula na escola, é preciso que o aluno tenha freqüência escolar e aprendizagem significativa, pautada na prática da educação como direito social inalienável. Nesse cenário e no contexto do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto, todas as unidades escolares são convidadas a revisar sua prática educativa e, portanto, muitas são as propostas de mudança de paradigma. Destaca-se, a importância da autonomia escolar na definição dos mecanismos que assegurem educação de qualidade, expressos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tendo por base uma concepção democrática de gestão escolar e buscando propiciar uma reflexão teórico-prática entre os conteúdos e atividades propostas nas disciplinas do curso, a realidade cotidiana e as especificidades de cada escola, foi proposto aos cursistas, a formulação de um Projeto de Intervenção na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico ou a gestão da mesma. Dessa forma, os diversos projetos-intervenção foram realizados numa ação conjunta, partilhada entre o diretor e o coletivo da escola e tiveram como objeto: a) a construção do PPP da escola naquelas unidades que ainda não tinham; b) a re-elaboração do PPP, ou de partes do mesmo, nas escolas que já o tinham; c) uma situação problemática e relevante na escola, vinculada ao PPP ou a gestão da mesma. Este capítulo aborda sobre os principais temas tratados nos referidos projetos-intervenção dos Polos de Guaxupé, Ipatinga e Ubá. São discutidos ainda, alguns critérios necessários para se oportunizar o envolvimento da comunidade nas decisões que envolvem a prática educativa escolar. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editar Editora Associada | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional Escola de Gestores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho escolar | - |
Título: dc.title | A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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