Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Padovani, Márcio | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8921 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8921 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de investigar a formação docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola particular de Educação Básica. Adota como pressuposto que o corpo docente, que configura esse cenário utiliza as TIC muito aquém da infraestrutura disponibilizada. Busca-se entender as necessidades dos professores para a implantação de um programa de formação mais eficiente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em uma escola particular do município de Vitória, Estado do Espírito Santo, e contou com a participação, por questionário, de 71% dos professores, além das entrevistas e aporte documental. A análise dos dados aponta, que apesar de um alto investimento em infraestrutura tecnológica realizada pela instituição, com atualizado Laboratório de Informática com eficiente acesso a internet, computadores e projetores nas salas de aula, várias salas com lousa digital e rede wireless disponível aos alunos, a formação dos professores não tem recebido investimentos suficientes. Maior periodicidade, atividades práticas por áreas e maior atenção ao segmento do ensino fundamental são indicações consistentes para o planejamento dos próximos programas de formação na instituição. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática educacional | - |
Título: dc.title | Professores e suas formações para o uso das TIC no cenário da escola particular: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: