Professores e suas formações para o uso das TIC no cenário da escola particular: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPadovani, Márcio-
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8921-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo de investigar a formação docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola particular de Educação Básica. Adota como pressuposto que o corpo docente, que configura esse cenário utiliza as TIC muito aquém da infraestrutura disponibilizada. Busca-se entender as necessidades dos professores para a implantação de um programa de formação mais eficiente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em uma escola particular do município de Vitória, Estado do Espírito Santo, e contou com a participação, por questionário, de 71% dos professores, além das entrevistas e aporte documental. A análise dos dados aponta, que apesar de um alto investimento em infraestrutura tecnológica realizada pela instituição, com atualizado Laboratório de Informática com eficiente acesso a internet, computadores e projetores nas salas de aula, várias salas com lousa digital e rede wireless disponível aos alunos, a formação dos professores não tem recebido investimentos suficientes. Maior periodicidade, atividades práticas por áreas e maior atenção ao segmento do ensino fundamental são indicações consistentes para o planejamento dos próximos programas de formação na instituição.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectInformática educacional-
Título: dc.titleProfessores e suas formações para o uso das TIC no cenário da escola particular: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.