Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Bravin, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8906 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes do 2º ano do ensino médio, Técnico em Meio Ambiente, de uma escola em Viana, Espírito Santo – ES, sobre a utilização de blogs como ferramenta pedagógica durante o último trimestre de 2014 na disciplina de sociologia. Utilizou-se como delineamento metodológico a pesquisa-ação, sendo sua abordagem quanti-qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados contendo perguntas abertas e fechadas com todos os sujeitos da pesquisa (23 alunos). Para conhecer melhor as percepções dos estudantes foram realizadas seis entrevistas em profundidade com alunos sorteados previamente. Pode-se concluir com a prática pedagógica que os blogs estimularam a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências como a autoria, a socialização e a colaboração possibilitando uma integração entre escola e outros espaços da sociedade. Porém, entendemos que essa experiência precisa ser repetida para haver um maior aprofundamento da avaliação. Ao mesmo tempo, muitas escolas e profissionais da educação precisam repensar suas práticas pedagógicas reconhecendo que os estudantes chegam à escola trazendo diversos conhecimentos que precisam ser incorporados aos conteúdos trabalhados nas aulas e que as Tecnologias da Informação e Comunicação estarão cada vez mais presentes na vida das pessoas. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola colaborativa | - |
Título: dc.title | Percepções dos estudantes do ensino regular sobre o uso de blogs em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: