Percepções dos estudantes do ensino regular sobre o uso de blogs em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Autor(es): dc.creatorBravin, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8906-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes do 2º ano do ensino médio, Técnico em Meio Ambiente, de uma escola em Viana, Espírito Santo – ES, sobre a utilização de blogs como ferramenta pedagógica durante o último trimestre de 2014 na disciplina de sociologia. Utilizou-se como delineamento metodológico a pesquisa-ação, sendo sua abordagem quanti-qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados contendo perguntas abertas e fechadas com todos os sujeitos da pesquisa (23 alunos). Para conhecer melhor as percepções dos estudantes foram realizadas seis entrevistas em profundidade com alunos sorteados previamente. Pode-se concluir com a prática pedagógica que os blogs estimularam a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências como a autoria, a socialização e a colaboração possibilitando uma integração entre escola e outros espaços da sociedade. Porém, entendemos que essa experiência precisa ser repetida para haver um maior aprofundamento da avaliação. Ao mesmo tempo, muitas escolas e profissionais da educação precisam repensar suas práticas pedagógicas reconhecendo que os estudantes chegam à escola trazendo diversos conhecimentos que precisam ser incorporados aos conteúdos trabalhados nas aulas e que as Tecnologias da Informação e Comunicação estarão cada vez mais presentes na vida das pessoas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectBlog-
Palavras-chave: dc.subjectEscola colaborativa-
Título: dc.titlePercepções dos estudantes do ensino regular sobre o uso de blogs em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.