Facebook: um longo percurso de rede social para recurso de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8902-
Descrição: dc.descriptionAs redes sociais virtuais estão cada vez mais presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias, o que torna relevante a discussão sobre a inserção dessas no contexto educacional. De cunho essencialmente bibliográfico, com ampla revisão de literatura sobre a temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise das características das redes sociais virtuais, em especial, do Facebook, assim como seu potencial para utilização no contexto educacional e na promoção de uma aprendizagem significativa e colaborativa. A investigação foi realizada a partir de consulta ao Google acadêmico, utilizando as palavras-chave "Facebook” e “educação", tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado entre 2010 e 2015, no Brasil e em Portugal. Conclui-se da análise dos trabalhos científicos sobre o tema, que a rede social Facebook é um recurso interessante na promoção da interação, da participação, da colaboração, do pensamento crítico e reflexivo, devendo ser incorporado no processo de ensino-aprendizagem. Cabe à escola e aos professores descobrir maneiras de canalizá-lo para a aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectRede social virtual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFacebook: um longo percurso de rede social para recurso de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.