Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8902 | - |
Descrição: dc.description | As redes sociais virtuais estão cada vez mais presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias, o que torna relevante a discussão sobre a inserção dessas no contexto educacional. De cunho essencialmente bibliográfico, com ampla revisão de literatura sobre a temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise das características das redes sociais virtuais, em especial, do Facebook, assim como seu potencial para utilização no contexto educacional e na promoção de uma aprendizagem significativa e colaborativa. A investigação foi realizada a partir de consulta ao Google acadêmico, utilizando as palavras-chave "Facebook” e “educação", tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado entre 2010 e 2015, no Brasil e em Portugal. Conclui-se da análise dos trabalhos científicos sobre o tema, que a rede social Facebook é um recurso interessante na promoção da interação, da participação, da colaboração, do pensamento crítico e reflexivo, devendo ser incorporado no processo de ensino-aprendizagem. Cabe à escola e aos professores descobrir maneiras de canalizá-lo para a aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Facebook: um longo percurso de rede social para recurso de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: