Patrimônio público escolar: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Autor(es): dc.creatorImasaki, Adebil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8901-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, a partir dos dados coletados e sua análise descritiva, frutos do Projeto de Intervenção intitulado “Patrimônio Público Escolar: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no Ensino Fundamental”, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Ipatinga, MG, para atender a uma demanda da escola no sentido de reelaborar o Projeto Político Pedagógico e adequá-lo às necessidades atuais. O objetivo principal foi conscientizar a comunidade escolar da necessidade de se reconhecer, respeitar e valorizar a escola como um bem público histórico e cultural, que deve ser preservado por todos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, com coleta de dados através de questionário. A implementação aconteceu no período de fevereiro a maio/2016, envolvendo 72 (setenta e dois) funcionários e 850 (oitocentos e cinqüenta) alunos. A análise dos resultados revelou que a depredação do patrimônio público escolar ocorre mais nas turmas de 7º, 8º e 9º ano. Muitos destes alunos vivem em situação de vulnerabilidade social.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditar Editora Associada-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimónio escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePatrimônio público escolar: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.