Escola, intervenção, planejamento: entre ação e intenção, entre o proclamado e o feito: uma crise de teoria/práxis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Autor(es): dc.creatorCunha, Arlene Borges da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8900-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo analisar os resultados de intervenção Pedagógica realizada em escola pública da Rede Estadual de MG, situada na Capital mineira, cuja finalidade é verificar o nível de consistência do planejamento escolar (tido como elemento didático indispensável ao êxito do Projeto Político-pedagógico) que não se reveste de um caráter coletivo, politicamente consciente. No decurso desta análise, a partir de alguns instrumentos metodológicos utilizados na Intervenção (questionários, entrevistas, depoimentos de docentes) constroem-se algumas categorias que possibilitam detectar, permeando as ações desenvolvidas, um discurso educacional através do qual percebe-se que a ação não equivale à intenção; o proclamado ao feito; e, em razão deste, os resultados se apresentam pouco conclusivos, de pequeno alcance, tendo em vista que a práxis pedagógica observada na Escola (por contradições historicamente situadas) realiza-se em descompasso com a teoria/ prática, o que implica em desenvolver nesta Unidade Estadual de Ensino o hábito entre docentes/especialistas da pesquisa educacional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditar Editora Associada-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria/práxis-
Título: dc.titleEscola, intervenção, planejamento: entre ação e intenção, entre o proclamado e o feito: uma crise de teoria/práxis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.