Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8896-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado na XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019, promovida pela Universidade do Minho em Braga.-
Descrição: dc.descriptionEste texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.-
Descrição: dc.descriptionThis text aims to reflect on the potential of the use of games in learning. For this purpose, the concept of game in society is analyzed and also its influence in the development of learning, bearing in mind the technological advances, namely in the application of Artificial Intelligence. It can be concluded that the gamification of learning is a trend, as an inevitable and irreversible path, specially if we consider the potential of the application of artificial intelligence to digital games.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrónicos-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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