Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8895 | - |
Descrição: dc.description | Artigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve. | - |
Descrição: dc.description | Considerando a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, o presente texto constitui-se como uma reflexão teórica em torno da tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, no contexto de uma investigação doutoral em curso sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC). A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, em queas pessoas se vêem como cidadãos ativos, construtores de interações e conteúdos, e não apenas como consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. As novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Este texto pretende ser um ponto de partida para o enquadramento teórico de uma investigação que visa compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online , e contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais. | - |
Descrição: dc.description | Taking the relationship between cinema and education in the context of social networks as a starting point, this text intends to theoretically reflect on the triad Education / Cinema / Social Networks. It appears within the PhD research I undergo about the governmental policy of the Portuguese National Cinema Plan (PNC). The technological revolution has spawned a networsociety in which people became active citizens, builders of interactions and content, and not simply passive benefiters from a culture created by others. As an audiovisual art, cinema has always assumed a didactic role in society – but now new possibilities appear, as well as new ways to intervene with participative content as audiences become also daily audiovisual producers. These new ways of living the cinema influence the activities developed by the PNC and reinforce its educational goals. This essay intends to be a starting point for the theoretical reflection within research that aims to understand a governmental concept of teaching and learning social sciences online; it further aims at a more thorough understanding of scientific knowledge about the areas of Education, Film and Social Networks. | - |
Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018) | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais | - |
Relação: dc.relation | SFRH/BD/137359/2018 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Cinema (PNC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia dos média | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese National Cinema Plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filmic literacies | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: