Tutoria com agentes inteligentes na educação online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuerreiro, Anibal-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8867-
Descrição: dc.descriptionRevista Teias. Vol. 20 (Edição Especial - 2019): Educação ativista na cibercultura: experiências plurais-
Descrição: dc.descriptionA evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na Educação e, consequentemente, no Ensino à Distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino e aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade dos docentes e tutores responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a enorme necessidade de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo caracterizar os agentes inteligentes e a sua importância pedagógica para a tutoria na educação online. A metodologia utilizada baseou-se no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores inteligentes. Como resultados, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem da utilização dos agentes inteligentes no ensino superior online.-
Descrição: dc.descriptionTechnological evolution, particularly Artificial Intelligence, has contributed to changes in almost all dimensions of our society, in education and in Distance Learning. Such changes require significant transformations in the teaching and learning process in order to minimize the inability of Virtual Tutors to respond to students' requests for support and, therefore, the need to improve existing technologies, with the aim of reducing this difficulty. This article aims to characterize intelligent agents and their pedagogical importance for tutoring in online education. The methodology used was based on the deductive method, resulting from the bibliographic and documentary research process, in consonance with the ongoing doctoral research on the subject of virtual tutors. As a result, the literature has highlighted the enormous advantage of using intelligent agents in online higher education.-
Descrição: dc.descriptionLa evolución tecnológica, particularmente la Inteligencia Artificial, ha contribuido a los cambios en casi todas las dimensiones de nuestra sociedad, en la educación y en la Enseñanza a Distancia. Estos cambios requieren transformaciones significativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje para minimizar la incapacidad de los Tutores Virtuales para responder a las solicitudes de apoyo por parte de los alumnos y por lo tanto la necesidad de mejorar las tecnologías existentes con el objetivo de aliviar esa dificultad. Este artículo tiene como objetivo caracterizar a los agentes inteligentes y su importancia pedagógica para la tutoría en la educación online. La metodología utilizada fue basada en el método deductivo, resultante del proceso de investigación bibliográfica y documental, en consonancia con la investigación de doctorado en curso sobre la temática de los tutores virtuales. Como resultados, la literatura especializada ha destacado la enorme ventaja del uso de los agentes inteligentes en la enseñanza superior en línea.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Relação: dc.relationhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43038-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAgentes inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Título: dc.titleTutoria com agentes inteligentes na educação online-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.