As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Carla-
Autor(es): dc.creatorNeves, Claudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8847-
Descrição: dc.descriptionO tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa portuguesa. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de caráter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino públicos. Porém, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política, espírito democrático, conhecimento da problemática educacional portuguesa e regional, quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste artigo apresentamos uma investigação direcionada para a identificação dos estilos de liderança dos diretores de duas escolas (escola de sede e outra de menor dimensão) do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira e procurámos saber se os projetos por eles liderados promovem a autonomia em construção. Tivemos como eixo estruturante desta investigação as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas, após um período marcante para a história da democracia em Portugal, o 25 de abril de 1974. A nossa motivação foi compreender as razões que estão na origem de alguns constrangimentos que revestem a prática da liderança e contribuir, se possível, para a realização de desígnios realistas que permitam uma transformação significativa da atuação do líder e dos seus colaboradores na celebração dos contratos de autonomia que subscreveram. A natureza complexa do fenómeno da liderança educacional e o facto de termos analisado com profundidade a realidade de duas escolas do 1.º ciclo do concelho de Machico, fez- -nos optar, do ponto de vista metodológico, pela abordagem ao estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados. Os resultados evidenciam que o estilo que mais se destaca na liderança dessas diretoras é o transformacional e que estas desempenham um papel central na orientação, moderação e decisão em matéria de prática de autonomia educativa.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/7396-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de liderança-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de autonomia-
Título: dc.titleAs lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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