OpenStax connexion versus wikilibros: análisis comparativo de plataformas de soporte a libros abiertos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeco, Carlos-
Autor(es): dc.creatorMendes, António Quintas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8780-
Descrição: dc.descriptionAs mudanças a que assistimos na sociedade contemporânea, nomeadamente no que diz respeito à criação, gestão e disseminação do conhecimento, conduzem-nos cada vez mais para um mundo de informação coletiva, partilhada e colaborativa. Nesse contexto, os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as Práticas Educacionais Abertas (PEAs) constituem-se como dimensões fundamentais da chamada Educação Aberta, com a qual se pretende promover uma sociedade mais equitativa onde a Educação seja mais livre e acessível para todos. Nesse quadro, centramo-nos neste artigo na questão da produção de Livros Abertos. São comparadas duas plataformas, a “OpenStax Connexion” e a “Wikilivros”, com o objetivo de identificar as vantagens e as desvantagens de cada uma delas como plataforma de produção de Livros Abertos que possam constituir-se como REAs e como apoio a Práticas Educacionais Abertas. Analisamos em pormenor cada uma das plataformas referidas e apresentamos, através de uma grelha comparativa, os resultados dessa análise, com indicadores que nos possibilitam fazer opções quanto à plataforma que melhor serve os propósitos de criação de REAs e de PEAs.-
Descrição: dc.descriptionSocial and cultural changes that are present in contemporary societies, namely in what concerns the creation, management and dissemination of knowledge, are conducting us to a world of shared, collaborative and collective information. In that context, Open Educational Resources (OERs) and Open Educational Practices (OEPs), constitute two essential dimensions of Open Education through which it is possible to promote more equity in a society where Education is more free, accessible and available for all. It is in this framework that we focus, in this paper, on the question of the production of Open Books. We compare two platforms, OpenStax Connexion and Wikibooks, in order to identify the advantages and disadvantages of each of them to support the production of Open Books that can be used as Open Educational Resources in the context of Open Educational Practices. We analyze in detail each of the mentioned platforms and present a comparative grid, with a comparative view of each of the platforms. At the end we identify useful indicators to make the choices of what platform best fits the proposed objectives of the creation of REAs and PEAs.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEdiciones Universidad de Salamanca-
Relação: dc.relationhttp://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/eks20161745374-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Educacionais Abertos (REAs)-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educacionais Abertas (PEAs)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros abertos-
Palavras-chave: dc.subject“Openstax connexion”-
Palavras-chave: dc.subject“Wikilivros”-
Palavras-chave: dc.subjectOpen Educational Resources (OERSs)-
Palavras-chave: dc.subjectOpen Educational Practices (OEP)-
Palavras-chave: dc.subjectOpen books-
Palavras-chave: dc.subject“Wikibooks”-
Título: dc.titleOpenStax connexion versus wikilibros: análisis comparativo de plataformas de soporte a libros abiertos-
Título: dc.titleOpenStax Connexion versus Wikilivros: Análise comparativa de plataformas de suporte a livros abertos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.