Um focus group em webconferência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Autor(es): dc.creatorSilva, Celestina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8779-
Descrição: dc.descriptionCongresso realizado em Lisboa 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012.-
Descrição: dc.descriptionHoje o mundo está impregnado de tecnologias. Elas inscreveram-se nas nossas rotinas diárias moldando a forma como percecionamos o mundo e no próprio código genético do homem do século XXI. As potencialidades que lhes estão subjacentes são múltiplas e inumeráveis. E, se outros méritos não tivessem, por mais tecnofóbica que seja a forma como as olhamos, reconhecemos-lhes o mérito de permitirem a aproximação e comunicação em tempo real entre indivíduos ainda que situados nos lugares mais recônditos do planeta. Neste cenário, estranho seria pois que as tecnologias não estivessem presentes na investigação em ciências sociais. Com efeito, nos dias de hoje, a investigação em geral e a investigação qualitativa em particular, não podem manter-se alheadas do recurso às tecnologias da informação e da comunicação, quer porque são parte constituinte do comportamento coletivo do homem de hoje, quer porque a comunicação eletrónica se impôs como uma ferramenta que os investigadores podem usar para recolher dados, para lhes dar um sentido e para os representar. O facto de as tecnologias de informação e comunicação, por um lado, poderem ser utilizadas como meio de recolha de dados e, por outro lado, possibilitarem a superação das dificuldades de reunião entre indivíduos geograficamente afastados, permitiu a concretização do focus group realizado em cenário virtual proporcionado pela plataforma Blackboard Collaborate, de que se fala neste artigo.-
Descrição: dc.descriptionThe world is currently emerged in technologies. They are part of our daily routines, shaping the way we perceive the world and the very genetic code of the 21st century man. The potentials behind technologies are multiple and countless. And, even if they would have no other merits, and as technophobic as we may be, at least we all acknowledge their ability to allow proximity and real-time communication between individuals in the most recondite places of our planet. Under this scenario, it would be rather strange for technologies not to be present in social sciences research. In fact, in our days, research, in general, and, particularly, qualitative research, cannot restrain from using information and communication technologies, both because they are an integrant part of the collective behaviour of the man of today, and also because electronic communication imposed itself as a tool that researchers may use to collect data, to give them meaning and to represent them. The fact that information and communication technologies may be used to collect data, on the one hand, and make possible to overcome difficulties in gathering people who are geographically parted, on the other hand, enabled the organisation of the focus group conducted in virtual scenario provided by the Blackboard Collaborate platform, which is mentioned in this article.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca.ie.upt/atas/pdf/53.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectFocus group-
Palavras-chave: dc.subjectBlackboard Collaborate-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Palavras-chave: dc.subjectFocus group-
Título: dc.titleUm focus group em webconferência-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.