A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8777-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8777-
Descrição: dc.descriptionNuma altura em que já ninguém parece questionar a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. Inquestionável parece ser também a importância que os recursos tecnológicos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no quotidiano da escola, bem como as vantagens do seu uso na educação em geral e nas práticas letivas em particular. Conhecer a forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas foram o mote da investigação realizada em 2009/2010, da qual emerge este artigo. Neste estudo de caso em que o processo de recolha de dados incluiu inquéritos por questionário, entrevistas e observação de aulas, as principais conclusões prendem-se com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.-
Descrição: dc.descriptionAt a time when nobody seems to question the computer input in school, there are still many doubts about how it’s used in pedagogical context and if they are in fact used. There also seems to be the importance of technological resources, increasingly present in the school, as is the case with the Moodle, acquired in the daily life of the school, as well as the advantages of its use in education in General and in practice hours in particular. Knowing how Moodle is used, in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycle of education and how information and communication technologies are applied in pedagogical practices have been the motto of the research carried out in 2009/2010, from which emerges this article. In this case study in which the data collection process included surveys, interviews and observation of lessons, the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Moodle-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle-
Palavras-chave: dc.subjectICTs-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Título: dc.titleA utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.