Colaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria da Glória-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Isabel-
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Antonieta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8776-
Descrição: dc.descriptionConferência realizada na Universidade de Salamanca, de 17-19 de outubro de 2013.-
Descrição: dc.descriptionEmergindo de um estudo efetuado numa unidade curricular de um curso de profissionalização em serviço de professores, realizado em regime de elearning numa instituição de ensino superior portuguesa, com o qual se pretendia perceber os níveis de participação, colaboração e conectividade estabelecidos pelos membros do grupo-turma, este artigo procura mostrar que é possível estabelecer-se desde o início de um curso em elearning relações de partilha e distribuição do conhecimento, aspetos estes que são centrais da aprendizagem virtual. Na análise e tratamento de dados do estudo recorreu-se ao software Ucinet, através do qual foi possível estabelecer as relações que se criaram entre os vários intervenientes num fórum de discussão, bem como analisar a densidade e a centralidade que permitiram conhecer a forma como os atores da rede interagiram. Procedeu-se ainda à análise de conteúdo da participação dos estudantes, em fórum de discussão, através do software NVivo.-
Descrição: dc.descriptionThis article is the outcome of a study conducted with five classes of a curricular unit of an in-service teachers’ training course, which was taught as an e-learning course in a university, with which we intended to understand the levels of participation, collaboration and connectivity established by the members of the class. With this article we try to prove that it is possible to establish, since the beginning of an e-learning course relationships of sharing and distribution of knowledge, aspects that are fundamental in virtual learning. To do the analysis and the data processing we used the software Ucinet, through which was possible to establish the relationships between the several intervenients in one discussion forum, as well as analyze the density and centrality that allowed us to know the way the actors of the net interacted. We proceeded to the content analysis of the students’ participation in the discussion forum through the software Nvivo.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEdiciones Bracamonte-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectConectividade-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectFórum de discussão-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Palavras-chave: dc.subjectConnectivity-
Palavras-chave: dc.subjectDiscussion forum-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Título: dc.titleColaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundário-
Título: dc.titleCollaboration in elearning: a look at the discussion forums of a training course for teachers-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.