Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGaspar, Maria Ivone-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mário-
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8773-
Descrição: dc.descriptionAssumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis. Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de vida-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações-
Título: dc.titleCurrículo: significado e perspetivas em memórias da escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.