Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFerrarini, Rosilei-
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorTorres, Patrícia Lupion-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8722-
Descrição: dc.descriptionA temática central deste artigo refere-se às concepções e aos processos de avaliação da aprendizagem que, sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitam a prática de avaliações digitais. A questão norteadora da pesquisa esteve centrada nas possibilidades de realização de avaliações alternativas em ambiente on-line, para além dos modelos convencionais psicométricos, buscando uma aproximação com um novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumétricos. O corpus da pesquisa centrou-se na análise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação continuada de professores da educação básica, realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira (2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A análise baseou-se no modelo teórico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como fontes de estudo de campo documentos institucionais e o próprio ambiente virtual do curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas avaliativas realizadas de modo digital. Pela análise do modelo PrACT, identificou-se a utilização das dimensões da praticabilidade, da autenticidade e da consistência em maior grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensão da transparência. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma edumétrico e do modelo PrACT, sendo possível realizar adequações.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPPGE/UNESA.-
Relação: dc.relationhttp://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/5777/47965615-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação on-line-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectModelo PrACT-
Título: dc.titleAvaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático-
Título: dc.titleAlternative assessments on virtual environment: seeking a new theoretical-practical model-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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