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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Ferrarini, Rosilei | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Patrícia Lupion | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8722 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8722 | - |
Descrição: dc.description | A temática central deste artigo refere-se às concepções e aos processos de avaliação da aprendizagem que, sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitam a prática de avaliações digitais. A questão norteadora da pesquisa esteve centrada nas possibilidades de realização de avaliações alternativas em ambiente on-line, para além dos modelos convencionais psicométricos, buscando uma aproximação com um novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumétricos. O corpus da pesquisa centrou-se na análise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação continuada de professores da educação básica, realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira (2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A análise baseou-se no modelo teórico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como fontes de estudo de campo documentos institucionais e o próprio ambiente virtual do curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas avaliativas realizadas de modo digital. Pela análise do modelo PrACT, identificou-se a utilização das dimensões da praticabilidade, da autenticidade e da consistência em maior grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensão da transparência. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma edumétrico e do modelo PrACT, sendo possível realizar adequações. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | PPGE/UNESA. | - |
Relação: dc.relation | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/5777/47965615 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo PrACT | - |
Título: dc.title | Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático | - |
Título: dc.title | Alternative assessments on virtual environment: seeking a new theoretical-practical model | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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