O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorViana, Filipa-
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8721-
Descrição: dc.descriptionInvestigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Estado da Bahia (UNEB)-
Relação: dc.relationhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/issue/viewIssue/398/338-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBlogue-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca de turma-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleO blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade-
Título: dc.titleThe blog in the learning of writing language: case study in a class of the 2nd year of schooling-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.