Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Viana, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8721 | - |
Descrição: dc.description | Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade do Estado da Bahia (UNEB) | - |
Relação: dc.relation | https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/issue/viewIssue/398/338 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca de turma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade | - |
Título: dc.title | The blog in the learning of writing language: case study in a class of the 2nd year of schooling | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: