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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Santos, José Rui | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8713 | - |
Descrição: dc.description | A Investigação-Ação, mal aceite nos círculos científicos à data do seu aparecimento mais preocupados com critérios de cientificidade distantes de interpretações naturalistas e de ideologias, constituiu-se como que o parente pobre das metodologias de investigação. Hoje, o panorama é substancialmente diferente, assistindo-se a um desvanecimento dessa espécie de fobia positivista e empirista, durante anos dominante, a tudo o que era qualitativo e interpretativo e ao crescimento do uso deste tipo de metodologia de investigação sobretudo no campo educacional. A Investigação-Ação é, na verdade, cada vez mais utilizada em educação, dado possibilitar aos investigadores agirem sobre um problema real, tentando resolvê-lo à medida que vai sendo estudado, existindo uma interação constante entre o sujeito e os objetos de estudo e podendo ser levada a cabo por um professor na sua própria sala de aula. Existe, então, uma relação muito próxima entre a metodologia da Investigação-Ação e o terreno educativo, sendo esta apresentada por vários autores como a metodologia privilegiada pelo professor-investigador e como aquela que valoriza sobretudo a prática, ou seja, o mundo em que o professor se move e que almeja compreender cada vez mais e melhor, existindo, assim, uma relação dialética entre a prática e o conceito de reflexão. Neste artigo procura-se mostrar como a Investigação-Ação pode conduzir a uma escola eficaz na medida em que promove o desenvolvimento quer das práticas educativas dos professores quer o exercício da liderança educacional. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta de Portugal | - |
Relação: dc.relation | http://resellers.euebooks.com/uab/book/investigacao-acao-em-praticas-de-lideranca-educacional/V0JK4V | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficácia nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação-ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
Título: dc.title | A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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