TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Autor(es): dc.creatorGaspar, Ivone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8712-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8712-
Descrição: dc.descriptionNeste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionIn the eve of the century, no one questions the presence of new information and communication technologies in schools, but rather the way they are used, particularly in the classroom, for teaching-learning purposes. This article is based on a PhD research study following a mixed methods approach, predominately of qualitative nature, still being undertaken at Universidade Aberta, Portugal, whose main objective focuses on the way the leadership of two groups of schools, located in municipalities in different regions of Portugal, with diverse physical dimensions and teaching staffs, and also with different social and economic characteristics, use ICT. The study aims at finding responses to the way such leaderships appropriate ICT and contaminate the teaching staff of the schools groups they lead towards their use. This is an article of an empiric nature presenting some preliminary and partial results obtained by means of one of the instruments used in the research - the questionnaire. From such results we may conclude that the teachers consider the support provided by leadership to the use of ICT of little influence, and the penetration of ICT in Portuguese public schools and their use in the classroom for teaching-learning purposes continues to be somehow difficult.-
Descrição: dc.descriptionEn los albores del siglo ya no se cuestiona la presencia de las tecnologías de información y comunicación en la escuela, pero la forma como se utilizan, en particular, en el aula para la enseñanza y el aprendizaje. Derivada de una investigación de doctorado, la metodología de carácter mixto, predominantemente cualitativa, en curso en la Universidad Abierta de Portugal, cuyo objetivo principal radica en la búsqueda de respuestas acerca de cómo los directores de dos grupos de escuelas basadas en municipios con características sociales y económicas distintas y ubicados en diferentes regiones de Portugal, y también diferentes, tanto en dimensiones físicas como con relación a los profesores, utilizan las nuevas tecnologías de información y comunicación y la forma como contaminan a los profesores de los grupos de escuelas donde ejercen su liderazgo con contribuciones que llevan a su uso. Se trata de un artículo, principalmente de carácter empírico, que presenta algunos resultados preliminares y parciales obtenidos por uno de los instrumentos utilizados en la investigación - el cuestionario. De estos resultados sobresalen como principales conclusiones, el hecho de que los profesores consideran poco impactante el impulso dado por los líderes al uso de las nuevas tecnologías de información y comunicación y que en la escuela pública portuguesa, aún sigue siendo algo difícil la penetración de las nuevas tecnologías de información y comunicación en el aula y su uso para la enseñanza y el aprendizaje-
Descrição: dc.description.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE)-
Relação: dc.relationhttps://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1295/pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectLideranças-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenadores de departamento-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectDirectors-
Palavras-chave: dc.subjectHeads of departments-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectEl liderazgo-
Palavras-chave: dc.subjectDirector-
Palavras-chave: dc.subjectJefes de departamento-
Palavras-chave: dc.subjectProfesores-
Título: dc.titleTIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças-
Título: dc.titleICT in portuguese schools: contributions of the leaderships-
Título: dc.titleTIC en las escuelas portuguesas: contribuciones de los líderes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.