Conteúdos interativos num curso de sensibilização à formação online: um projeto piloto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSpilker, Maria João-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lauriza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8708-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta a conceção de um projeto piloto no âmbito de uma ação de formação. Pretende-se introduzir tarefas interativas ao longo do módulo inicial de sensibilização. O objetivo é aferir resultados diante da proposição de um mesmo curso com tarefas baseadas na abordagem “Learning Design” (denominada de Versão A do módulo) e tarefas interativas baseadas na abordagem “Learning Experience Design” (denominada de Versão B do módulo). Como elemento focal e para justificar a nomenclatura em adoção, será discutida a utilização da ferramenta de conteúdo interativo H5P (Pacote HTML5 - multiplataforma) que permite configurar uma “camada por cima” de um vídeo com questões, pausas com caixas informativas, links adicionais para sites, recursos de objetos de aprendizagem interativos e demais formatos. Pretende-se que os participantes do curso interajam com os recursos educacionais e que esta interação participante-conteúdo contribua para com um maior sucesso na aprendizagem, comparativamente à disponibilização de recursos não-interativos. A utilização de ferramentas de criação de recursos interativos apresenta características como a flexibilidade, avaliação ampla, multimeios (uso de plataformas plurais), interfaces amigáveis. Esta utilização objetiva favorecer uma aprendizagem cujo efeito se estabelece nas valências individuais e o modus de prospeção, quer a favorecer os formadores/mentores quanto os participantes. A base teórica adotada é a perspetiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial de Kolb, assim como a abordagem da Heutagogia. O estudo de caso prevê a adoção de instrumentos de investigação como análise estatística dos relatórios oriundos do ambiente virtual de aprendizagem, dos resultados de um inquérito, bem como da prestação global dos participantes. Adota-se uma estratégia de Teste A/B e pretende-se validar a hipótese de que a implementação de recursos interativos conduz a uma aprendizagem ativa e significativa.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the conception of a pilot project in the context of a vocational training course. It is intended to introduce interactive tasks throughout the initial module. The goal is to evaluate the results of the same course with tasks based on the "Learning Design" approach (called Module A version) and interactive tasks based on the Learning Experience Design approach (called Version B of the module). As a focal element and to justify the adopted nomenclature, an application of the interactive content application H5P (HTML5 Package - multiplatform) is discussed, which allows the configuration of a layer above a video with questions, information boxes, additional links to sites, interactive learning resources, and other formats. It is foreseen that the participants of the course interact with the educational resources and that this participant-content-interaction contributes to a greater success in learning, as compared to the availability of noninteractive resources. Interactive resource creation tools present features such as flexibility, wide evaluation, multi-media (use of plural platforms), and friendly interfaces. The use of interactive resources aims to favour a learning based on the individual valences and prospection, both in favour of trainers and mentors, as well as participants. The theoretical background adopted is a holistic and integrative perspective of Kolb's professional learning, as well as a Heutagogy approach. The case study foresees the adoption of research instruments such as statistical analysis of reports derived from the virtual learning environment, the results of an online survey, as well as the overall success rate of the participants. An A/B Testing strategy is adopted and intends to validate the hypothesis that the implementation of interactive resources leads to an active and meaningful learning.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e formação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectLearning design-
Palavras-chave: dc.subjectLearning experience design-
Palavras-chave: dc.subjectOnline education and vocational training-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual learning environments-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Palavras-chave: dc.subjectLearning design-
Palavras-chave: dc.subjectLearning experience design-
Título: dc.titleConteúdos interativos num curso de sensibilização à formação online: um projeto piloto-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.