Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carla Padrel de-
Autor(es): dc.creatorCaetano, Fernando J. P.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8698-
Descrição: dc.descriptionA Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.-
Descrição: dc.descriptionThe University has over the years maintained an enormous capacity to transform and adapt to changes in the world and this sense of adjustment is also in the constant search for new paths, new ideas and new solutions. This article aims to present the pedagogical model of Universidade Aberta (Portugal), the public distance learning university and in particular its application to teaching of chemistry in the e-learning context and within the first cycle programme in Environmental Sciences. Different strategies have been applied and implemented, including the use of experimental work, access to virtual labs and the provision of feedback to the training and evaluation activities.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRevista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE]-
Relação: dc.relationhttp://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/245/160-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância on-line-
Palavras-chave: dc.subjectUnivesidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino on-line da química-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectCursos on-line-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectOnline distance education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen University-
Palavras-chave: dc.subjectOnline chemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual labs-
Palavras-chave: dc.subjectOnline courses-
Título: dc.titleDesafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.