Perceção da comunidade escolar acerca da segurança alimentar numa escola de ensino básico integrado em Cabo Verde: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Ana Paula Vaz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Riolando César Fernandes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8667-
Descrição: dc.descriptionNos dias de hoje há uma grande preocupação com segurança e qualidade alimentar, pois não se considera só alimento pronto para consumo, mas sim todo o processo que o envolve desde sua produção até estar pronto para o consumo. O presente trabalho de investigação procurou estudar as perceções da comunidade escolar de uma escola de Ensino Básico Integrado, localizada na cidade do Porto Inglês, Ilha do Maio, Cabo Verde, sobre segurança e a qualidade das refeições distribuídas aos alunos na escola e sobre o conhecimento acerca do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE). Para o efeito foi aplicado um questionário a 80 alunos, e foram realizadas duas entrevistas, uma para pessoal docente/direção (dez participantes) e a outra para as cozinheiras (cinco). Com o presente trabalho verificou-se que parte dos alunos, são filhos de pais com baixo rendimento, fato que influencia a importância que se dá às refeições na escola. Foi observado que todos os alunos fazem refeições na escola, sendo que mais de metade não o faz todos os dias. Porém, estes alunos consideram ser importante comer na escola. Também se verificou que boa parte dos alunos revelaram que consomem outros alimentos na escola, para além do que é oferecido pela escola. No caso do pessoal docente/direção da escola observou-se que 100% concordaram que a alimentação escolar tem uma influência positiva no processo de aprendizagem dos alunos e no combate ao abandono escolar. Através deste estudo foi verificado que a avaliação que fazem da refeição atribuída aos alunos é positiva, demonstraram ter preocupação com as condições de higiene e confeção dos alimentos e que a escola tem um papel fundamental no que refere a segurança e qualidade alimentar. Em relação às cozinheiras observou-se que 100% têm a noção da importância da alimentação escolar, admitiram que são ministradas ações de capacitação, que já participaram de algumas ações e que seguem as regras de higiene no trabalho. Para concluir, verificou-se que existe uma relação entre os alunos, o pessoal docente/direção e as cozinheiras no processo de alimentação escolar e que, caso todos cumpram o seu papel nesse ciclo, contribuirão para garantia da segurança e da qualidade alimentar na escola.-
Descrição: dc.descriptionNowadays there is a great concern with safety and food quality, since it is not considered food ready for consumption, but rather everything that processes from its production to being suitable for consumption. This research was aimed to study the school community perception of the elementary school in Cape Verde, specifically in the city of Porto Inglês, Maio Island, about safety and quality of meals offered to students and also about the National Program of Feeding and School Health (NPFSH). For this purpose a survey was applied to 80 students, and two groups of interviews were carried out, one for teacher/manager (ten participants) and the other one for the cooks (five). With this research, it was verified that part of the students are children of parents with low income, a fact that highlight the importance of meals in school. It has been observed that all students eat at school, and more than half don´t eat at school every day, but nevertheless consider it´s important to eat at school. We also found out that most students admitted that they eat other foods at school, beyond what is offered by school. In the case of teaching staff and school management, it was observed that 100% of them agreed that school meal has a positive influence on the students' learning process and on tackling early school leaving. Through the study it was verified that the evaluation of the meal attributed to the students is positive, they have shown concern about the conditions of hygiene and food preparation and that the school plays a fundamental role with regard to safety and food quality. Regarding the cooks, we’ve noted that 100% of them have the notion of the importance of school meals, they admitted that they are given training actions, and also they have already participated in some actions and that they follow the rules of hygiene at work. Finally, we observed that there was a relationship between students, teachers and management and cooks in the school feeding process, and if everyone fulfills their role in this cycle, they will contribute to ensuring safety and food quality in school.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPerceção-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectCabo Verde-
Palavras-chave: dc.subjectFood safety-
Palavras-chave: dc.subjectFood quality-
Palavras-chave: dc.subjectSchool feeding-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePerceção da comunidade escolar acerca da segurança alimentar numa escola de ensino básico integrado em Cabo Verde: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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