Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Madalena-
Autor(es): dc.creatorFurniel, Ana-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, José-
Autor(es): dc.creatorMendes, Rosane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8656-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada à 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta-
Descrição: dc.descriptionO trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos. Dois anos depois da assinatura do Protocolo é possível analisar os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas agregados ao projeto. Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, nesse âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) do projeto RCAAP. As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente a fim de identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos. Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.-
Descrição: dc.descriptionThis work constitutes a critical reflection on the institutional partnership established between the Oswaldo Cruz Foundation - FioCruz and the Open University of Portugal - UAb, on interoperability in the area of open educational resources. Two years after the signature of the Protocol, we analyze the scenarios arising from the dynamics of collaboration between services and systems, added to the project. It refers to the methodology used, namely the criteria underlying the selection and aggregation of documents, the metadata applied to the content description, the licensing policies and the established quality measurement mechanisms. Special emphasis is given to the role of the RCAAP Institutional Repository Hosting Service (SARI) in this regard. The overall insights and indicators gathered are critically analyzed to identify the strengths and opportunities introduced, but also the weaknesses and potential threats arising from the establishment of specific interoperability projects. Beyond the operational and technical aspects, the work done is relevant to the sharing of perceptions and challenges, extending to communities with interest in the implementation of open educational practices.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo constituye una reflexión crítica sobre la asociación institucional establecida entre la Fundación Oswaldo Cruz - FioCruz y la Universidad Abierta de Portugal - UAb, sobre la interoperabilidad en el área de los recursos educativos abiertos. Dos años después de la firma del Protocolo, analizamos los escenarios que surgen de la dinámica de colaboración entre servicios y sistemas, agregados al proyecto. Se refiere a la metodología utilizada, a saber, los criterios subyacentes a la selección y agregación de documentos, los metadatos aplicados a la descripción del contenido, las políticas de licencia y los mecanismos de medición de calidad establecidos. Se hace especial hincapié en el papel del Servicio de alojamiento de repositorio institucional (SARI) de RCAAP a este respecto. Las ideas e indicadores generales recopilados se analizan críticamente para identificar las fortalezas y oportunidades introducidas, pero también las debilidades y amenazas potenciales que surgen del establecimiento de proyectos de interoperabilidad específicos. Más allá de los aspectos operativos y técnicos, el trabajo realizado es relevante para compartir percepciones y desafíos, extendiéndose a las comunidades interesadas en la implementación de prácticas educativas abiertas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4914/4455-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectRepositórios institucionais-
Palavras-chave: dc.subjectRepositório Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCVSP-
Palavras-chave: dc.subjectInteroperabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectOpen Educational Resources-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional repositories-
Palavras-chave: dc.subjectInteroperability-
Palavras-chave: dc.subjectOpen repository-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educativos abiertos-
Palavras-chave: dc.subjectRepositorios institucionales-
Palavras-chave: dc.subjectInteroperabilidad-
Palavras-chave: dc.subjectRepositorio abierto-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos-
Título: dc.titleRecursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provável-
Título: dc.titleOpen Educational Resources: UAb and Fiocruz, an institutionally likely dialogue-
Título: dc.titleRecursos educativos abiertos: UAb y Fiocruz, un diálogo institucionalmente probable-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.