Locais lendários, imaginados e projetados : Brigadoon, cidades invisíveis e modulor

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Autor(es): dc.contributorBello, Maria do Rosário Lupi-
Autor(es): dc.contributorDias, Isabel de Barros-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Luís Miguel Ciríaco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8628-
Descrição: dc.descriptionÉ objetivo do presente trabalho encontrar características específicas de três tipos distintos de lugar: lendário, imaginado e projetado. Assim, após uma primeira distinção entre os conceitos de “lugar” e “espaço” e a sua relação com o “tempo”, o estudo debruça-se sobre aquela que é a situação ideal: a utopia. De seguida examina-se o exemplo escolhido como lugar lendário: Brigadoon. As origens da lenda e significados a ela associados são discriminados pelo recurso aos textos que serviram de inspiração para o filme de Minnelli, a obras de referência sobre realidades sobrenaturais, a textos sobre o próprio filme e à análise da linguagem cinematográfica com base na leitura que Deleuze faz do pensamento de Bergson. O lugar imaginado é aquele cujo estudo se sucede, neste caso a obra As Cidades Invisíveis de Italo Calvino. Os aspetos semânticos e estruturais são discutidos. A obra é colocada em confronto com a posição do próprio autor sobre literatura e outros estudos que, efetuados sobre ela, são considerados pertinentes. O sistema elaborado por Durand para a compreensão do imaginário é posto em evidência e comparado com a obra de Calvino. Uma quarta parte diz respeito à investigação em torno das ideias de Le Corbusier para o urbanismo tendo como princípio orientador o Modulor: escala de proporções criada por ele e pelos seus colaboradores e que tem como referência as proporções do corpo humano. Para além do estudo de algumas obras do arquiteto francês, há lugar à análise de perspetivas sobre urbanismo por alguns teóricos do século XX e pelo incontornável Tratado de arquitetura de Vitrúvio, na relação com a obra de Le Corbusier. Finalmente a comparação entre os vários tipos de lugar abordados ao longo da dissertação, destacando aspetos em que as caraterísticas os aproximam e onde os distinguem, sendo que não se deverá excluir a hipótese de lugares híbridos.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to find specific characteristics of three distinct types of place: legendary, imagined and projected. Thus, after a first distinction between the concepts of "place" and "space" and their relation to "time", the study focuses on that which is the ideal condition: utopia. Afterwards the example chosen as legendary place: Brigadoon is studied. The origins of the legend and their associated meanings are perceived by using the texts that inspired Minnelli's film, reference works on supernatural realities, texts on the film itself and by the analysis of the cinematographic language based on the interpretation that Deleuze has on Bergson’s thought. The imagined place is studied next, in this case for the work The Invisible Cities of Italo Calvino. The semantic and structural aspects are discussed. The work is confronted with the author's own position on literature and other studies, concerning the work, that are considered relevant. Durand's system for understanding the imaginary is brought to light and compared with the work of Calvino. A fourth part concerns the investigation of Le Corbusier's ideas for urbanism, having as its guiding principle the Modulor: a scale of proportions created by him and his collaborators, referencing the proportions of the human body. In addition to the study of some of the works of the French architect, an examination is performed on the perspectives on urbanism by some theorists of the twentieth century and by the inescapable Treaty of architecture of Vitruvius, in its relation to the work of Le Corbusier. Finally, the comparison between the different types of places addressed throughout the dissertation, highlighting aspects in which their characteristics approach them and where they distinguish them, while not excluding the hypothesis of hybrid places.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLugar-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectTempo-
Palavras-chave: dc.subjectLendas-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos-
Palavras-chave: dc.subjectUtopia-
Palavras-chave: dc.subjectUrbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectPlace-
Palavras-chave: dc.subjectSpace-
Palavras-chave: dc.subjectTime-
Palavras-chave: dc.subjectLegend-
Palavras-chave: dc.subjectImagination-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectUrbanism-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleLocais lendários, imaginados e projetados : Brigadoon, cidades invisíveis e modulor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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