Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorChipato, Sérgio Kalembe Benedita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8608-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo que realizámos abordamos o perfil dos supervisores pedagógicos no ensino a distância online e, por se tratar de um assunto que despoleta inquietações e algum cepticismo, porquanto nos remete para uma abordagem, cujo modelo pedagógico é predominante virtual e por não ter sido muito divulgado ou pouco conhecido, despertou-nos um interesse singular. A investigação desenvolvida aproxima-se a um estudo de caso. Escolhemos um grupo de estudantes, em Angola, que frequentou o Mestrado em Supervisão Pedagógica. A problemática estudada incidiu sobre a seguinte questão: Quais são as perspectivas dos estudantes que frequentaram o mestrado online em supervisão pedagógica, sobre as competências que desenvolveram no âmbito específico do mestrado? Com base na análise documental, na entrevista semiestruturada e no inquérito por questionário, aplicados a estudantes da Universidade Aberta localizados em distintas partes de Angola e que frequentaram o curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, procurámos encontrar respostas à pergunta de investigação formulada. Estas técnicas foram importantes, pois permitiram inferir as competências desenvolvidas pelos supervisores pedagógicos e esboçar o perfil exigível aos formandos. A identificação deste perfil afigura-se como relevante para nossa investigação, uma vez que pretendemos mitigar não só a estigmatização em torno do ensino a distância, como também encontrar respostas para os variadíssimos questionamentos de âmbito jurídico-pedagógico, ainda predominantes nalguns países que estão longe de reconhecer as virtualidades científicas e pedagógicas da educação online, particularmente no âmbito das ciências da educação, e continuam a colocar barreiras de aceitação e reconhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to approach the attitudes of the pedagogical supervision of the distance learning online, the study of this issue online, could arise someone’s doubts because of the kind of topic that is relate to the pedagogical model and being a virtual system that is not well known, this is why it arise us a particular interesting. In this case study, we select a group of angolans students, who have attended a master’s degree online on pedagogical supervision about the skills to be developed during the course. Having analyzed the data as well as the questionnaires delivered to the students of the Universidade Aberta (UAb) it rises up questions like: What are the students perspectives on the pedagogical supervision course attended from distance learning? And which competency to be acquired during the study. The research instruments used were important since it was very practical to sense the more acquired knowledge. From the pedagogical supervision we seek to find answers to the addressed questions .The identification of this profile give a stress to the investigation, since we intend to minimize not only the skepticism on the distance learning but also to figure out some answers addressed to the many questions regarding the legal pedagogical which still remain in some countries, where the distance learning in the area of educational science with a lot impediments for legalization and notarization.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de competências-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectMestrado em Supervisão Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical supervision-
Palavras-chave: dc.subjectLearning online-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment learning-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectAcquisition of competency-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleFormação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.