Desenvolvimento profissional e formação docente: práticas co-formativas para a mudança da práxis pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Maria da Assunção Veiga Moreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8606-
Descrição: dc.descriptionSerá pela necessidade de resposta ao teor das mudanças que se sucederam, muito especialmente a partir do Século XX, que os sistemas educativos e os modelos de ensino têm registado alterações cada vez mais profundas e frequentes. Atualmente, assistimos a uma preocupação de caráter urgente com as aprendizagens e com as competências desenvolvidas pelos jovens durante a vida escolar, numa perspetiva que participa do elevado grau de exigência dos desafios que se colocam em termos tecnológicos, sociais e até ambientais. Para responder cabalmente a este novo paradigma, são necessários novos modelos e novas abordagens, funcionais, baseados numa lógica colaborativa e não individual, à base de investigação, de análise e de intervenção estratégica. Neste sentido, a investigação desenvolvida procurou analisar o impacto de um processo de co-formação docente numa escola de ensino particular, com quinze professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Partindo-se de uma definição conjunta dos temas a abordar, pela sua pertinência como fatores de retração da evolução dos discentes, desenvolveram-se três sessões de trabalho em grupos distintos. As mesmas culminaram num seminário de coformação, durante o qual se discutiram estratégias concretas de atuação. Inserindo-se no tipo de investigação qualitativa, estudo de caso, o resultado do impacto do processo de colaboração nos docentes envolvidos foi analisado, a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, de resposta facultativa, à qual responderam doze dos quinze participantes. Por meio desta entrevista, procurou-se conhecer o percurso formativo dos docentes, analisar a sua relação com o contexto educativo particular em que desenvolvem a sua atividade docente, conhecer o tipo de trabalho colaborativo que é desenvolvido na instituição e analisar o possível impacto que esta dinâmica co-formativa poderá ter na melhoria da praxis pedagógica. Os resultados permitem observar que a formação realizada pelos docentes fora da instituição e sem ligação direta com os problemas particulares da mesma tem uma importância eminentemente individual, por oposição à prática colaborativa em contexto, que, no entender dos docentes, permite o reforço das relações interpessoais, promove o desenvolvimento profissional e abre pistas concretas de intervenção, direcionada para a melhoria das aprendizagens dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionIt will be through the need to respond to the deep and increasingly rapid changes that have taken place, especially since the twentieth century, that educational systems and teaching models have been changing ever more deeply and more frequently. We are currently witnessing an urgent concern with the learning and skills developed by young people during their school life, in a perspective of high demand that also participates in the high level of exigency of the technological, social and even environmental challenges. In order to respond fully to this new paradigm, new approaches and new models are required, from a collaborative and non-individual perspective, based on research, analysis and strategic action. This research aimed to analyse the impact of a process of co-training, carried out in a private school, with 15 teachers from the 2nd and 3rd cycles of ensino básico and upper secondary education, with the purpose of researching, reflecting and searching for strategies that promote the educational success of students. Based on a joint selection of the themes to be addressed due to their importance as factors of retraction for the evolution of the students, three work sessions were carried out in different groups. They culminated in a co-training seminar, during which the themes were addressed and clear-cut strategies for action were discussed. Corresponding to the type of qualitative research, case study, the result of the impact of the collaboration process on the involved teachers was analysed, by means of the application of a semi-structured optional response interview, given by twelve of the fifteen participants. Through this interview we sought to know the formative trajectory of the teachers, to analyse its relation with the particular educational context in which they work, to know the type of collaborative work that is developed in the institution and to reflect on the possible impact of this co-formative improvement workshop in their praxis. The results show that the training carried out by the teachers outside the context without direct connection with its particular problems is mainly of individual importance as opposed to the collaborative practice in context, which, the teachers view, allows the reinforcement of interpersonal relations, promotes professional development and opens concrete clues of intervention, aimed at improving students’ learning.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCo-training-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional learning communities-
Palavras-chave: dc.subjectAction-research-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher professional development-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectSupervision-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleDesenvolvimento profissional e formação docente: práticas co-formativas para a mudança da práxis pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.