Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmador, Filomena-
Autor(es): dc.creatorFerrão, Mela Pedro João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8575-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to study the role of digital technologies in supporting the development of practical activities, especially of experimental type, as didactic resource, in higher education courses in the fields of Chemistry and Biology. The aim of this work is to contribute to the improvement of didactic and pedagogical resources that facilitate the learning of students in contexts of distance learning. Based on a qualitative methodology of the case study type, data were collected through semi-structured interviews and a questionnaire survey. The sample consisted of students, chemistry and biology delegates and tutors who teach theoretical and practical subjects in their courses. The research focused on the Distance Learning Center of the Catholic University of Mozambique, in particular at the Beira and Chimoio resource centers. The study plan of the two courses was also analyzed, based on the application of the technique of content analysis. At the end of the research it was possible to better understand the current situation and the need to intensify the use of digital resources as didactic means that help the understanding of theoretical - practical contents. It is also suggested to use the blog as a technological resource with the aim of improving learning in the field of Science Education in contexts of distance learning, in particular in the Chemistry and Biology courses.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectBlogs-
Palavras-chave: dc.subjectPractical activities-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital resources-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleAprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.