A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CED

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, António Quintas-
Autor(es): dc.creatorSimão, Heitor Simão Mafanela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8573-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como tema a interacção tutor-estudante na EAD: caso do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED. O Curso em estudo decorre em ambiente virtual. Com o advento da internet novas formas de comunicação vem sendo exploradas pela educação à distância (EAD), suportadas pela Web 2.0, contribuindo dessa forma para uma maior interacção entre os tutores e os estudantes. Um dos meios privilegiados são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como a Plataforma Moodle, que é de fácil acesso, gratuito e permite a customização consoante os objectivos da instituição, oferecendo para tal ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisa visava estudar a interacção tutor-estudante na EAD permitida pelas tecnologias digitais tendo em vista promover a melhoria da qualidade do contexto de aprendizagem no curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCMCED com base nas ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0. As perguntas de partida foram: Quais são as ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 mais usadas na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as razões por detrás do baixo nível de interacção tutorestudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as directrizes pedagógicas que orientam a utilização das ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais estratégias adoptar para elevar a quantidade e qualidade da interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Uma vez que pretendia-se investigar para poder intervir utilizou-se uma metodologia mista, com enfoque na investigação acção, recorrendo para a colecta dos dados ao inquérito por questionário online a seis tutores e oito estudantes, a análise documental e aos comentários nos fóruns de discussão. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Na interacção entre os tutores e os estudantes no curso as principais ferramentas usadas foram o fórum de discussão no Moodle e a videoconferência no Webex, cuja exploração pedagógica continua sendo reduzida e precisa ser melhorada.-
Descrição: dc.descriptionThis study has as theme the tutor-student interaction in distance education: the case of Bachelor Degree Course in Geography Teaching at The Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique. The course takes place in a virtual environment. With the advent of the internet new ways of communication has been explored to serve the distance education (DE), supported by Web 2.0, contributing to greater interaction between tutors and the students. One of the privileged means are Virtual Learning Environments such as the Moodle Platform, which is easy to access, free and permits customization according to objectives of the institution offering to such tools for synchronous and asynchronous communication. The research aimed to study the tutor-student interaction provided by digital technologies to promote better quality in learning context in the Course using Moodle Platform and Web 2.0 tools. The research questions were: Which are the most used Moodle Platform and Web 2.3 tools in tutorstudent interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? What are the reasons behind the low level of tutor-student interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? What are the pedagogical guidelines that guides the use of Moodle platform and Web 2.0 tools in the tutor-student interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? Which strategies to be adopted to improve the quantity and quality of tutor-student interaction in the Course? Since it was intended to investigate to be able to intervene, was used a mixed methodology with focus on research action. Data was collected using an online questionnaire to six tutors and eight students. Documents and the comments from the discussion forum was also analysed. The data was analysed using content analysis approach and descriptive statistics. On the interaction between tutors and students was found that the main used tools ware discussion forum in the Moodle and videoconference in the Webex whose its use is still low and it needs to be improved.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da geografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectSincronia-
Palavras-chave: dc.subjectAssincronia-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Palavras-chave: dc.subjectSynchronous and asynchronous tools-
Palavras-chave: dc.subjectOnline education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CED-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.